MINHA PRIMEIRA HORTA
- Garden Live
- 30 de nov. de 2017
- 3 min de leitura
Como trabalho com jardinagem, sempre escuto pessoas que querem esclarecer várias dúvidas de como começar o cultivo de uma hortinha, mesmo não tendo quintal ou morando em apartamentos. Antes mesmo de começar a falar sobre o assunto, pergunto as razões que levaram a escolher o cultivo das hortas ao invés de comprar tudo prontinho em mercados. São várias as razões, entre elas uma escolha de vida mais saudável, com produtos orgânicos, muitos pensam em ter uma atividade para desestressar e outros querem apenas criar um cantinho de decoração em suas casas. Independente da razão fico muito satisfeita em falar sobre o assunto e, então, resolvi compartilhar com as pessoas o passo-a-passo de como cultivar uma hortinha.

Bem! A maneira mais usual de se cultivar temperos, em pequenos espaços, é em vasinhos individuais. Porém, você pode utilizar potes de tempero, de sorvetes, garrafas pets, potes de vidros de conserva, panelas que não são mais utilizadas, embalagens de achocolatado, leite em pó, canos de pvc. Enfim, em quase tudo. O importante é que sempre se faça a identificação do que foi plantado, para que não haja engano na hora de colher.
Onde cultivar a horta?
As plantas não precisam de muito espaço, porém a luz é fundamental. O local a ser escolhido precisa ser iluminado. A maioria dos temperos necessita de 4 (quatro) horas de exposição ao sol, preferencialmente o sol da manhã ou o do final da tarde. Por isso escolha um local arejado e que receba sol nos horários recomendados.

Também é importante plantar temperos com características semelhantes. Evite misturar espécies! Caso misture, plante apenas dois tipos de plantas no mesmo vaso, com uma distância de 30 centímetros do outro.
Como plantar?
Coloque um material para facilitar a drenagem da água no fundo do recipiente escolhido. Pode ser pedras, cascalhos, pedaços de terracotas ou pequenas espumas de poliestireno.
Para o solo, você precisará de terra rica em adubo. Despeje-o no vaso até alcançar 2,5 cm do topo e umedeça bem.
Como e quando regar?
Para plantar em casa e manter uma horta, você deverá ter disposição para regá-la. Isso deverá ser feito em horários em que o sol não esteja muito forte: a evaporação devido ao calor vai prejudicar a alimentação das plantas.
Também é preciso verificar qual é a quantidade ideal para cada espécie: o excesso de água aumenta a possibilidade da proliferação de doenças. Para evitar que fiquem encharcadas, cuide para que os vasos tenham furos para auxiliar no escoamento da água. Uma boa dica para saber se está na hora de regar é tocar a terra para se certificar de que não está úmida.

Existem diversas opções de ervas e temperos que podem ser cultivados em vasos, colocados em pequenos espaços. Os temperos mais comuns para plantar em casa são alecrim, cebolinha, salsa, coentro, hortelã, manjericão, manjerona, tomilho e orégano. Confira algumas dicas:
Alecrim: Em geral, é usado para temperar carnes e legumes. Deve ser plantado em um vaso redondo e fundo, com profundidade de 30 a 40 centímetros. Precisa de ambientes ensolarados.
Hortelã: É usada para temperar pratos salgados, como saladas, peixe e carneiro, mas também para aromatizar sucos e sobremesas. Deve ser plantada em um vaso com terra sempre úmida e precisa ficar em um local com exposição ao sol. A hortelã deve ser plantada sozinha, pois suas raízes podem matar plantas próximas.
Manjericão: Dá um sabor e aroma especiais à comida. É utilizado em molhos, carnes e peixes. Não deve ser plantado em um vaso pequeno, pois pode chegar a 60 centímetros de altura. Precisa ser bem hidratado e ficar em um local em que pegue sol.
Orégano: É amplamente utilizada na cozinha: em pizzas, saladas, molhos, peixes e carnes. Pode ser plantado em recipientes menores, gosta de solo leve, umidade e bastante luz.
Tomilho: Pode ser usado no tempero de peixes ou carnes. Chega a 30 centímetros de altura e pode ser plantado em um vaso pequeno. Precisa de bastante sol.
Manutenção da plantação
Retire folhas secas e amareladas das ervas e revolva a terra a cada três meses, com cuidado para não danificar as raízes durante a operação. A horta em vasos dura de seis meses a um ano. Passado esse período, troque a planta por outra.
É recomendado adubar a sua horta pelo menos duas vezes por ano. Os adubos orgânicos são mais indicados que os químicos, porque você vai utilizar os temperos que plantar em casa na sua alimentação. Monitore com frequência possíveis ataques de pragas. Se ocorrer, opte por inseticidas naturais, como calda de fumo ou de sabão, já que as ervas irão direto para o seu prato!
Comece hoje mesmo a plantar e a consumir temperos mais saudáveis. Coloque a mão na massa!
Comments